Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

• Adicionado em: Mai 11 2014 03:15
  • Exibições: 5026

* * * * *
2 Avaliações

Limpeza do Evaporador

Por muitos Clios não virem com o filtro do ar condicionado de fábrica, com o tempo se acumula muita sujeira no evaporador, diminuindo sua eficiência até o ponto de não gelar mais o interior do carro. Tentarei ser o mais detalhado possível com o serviço que realizei.

Postado por Matheus Gaia emMai 11 2014 03:15

Primeiramente eu não teria conseguido sem a ajuda do @Jmiranda.pe (topic/24059-manuten%C3%A7%C3%A3o-do-ar-condicionado-clio-rt-10/?hl=evaporador#entry335097) e do vídeo no youtube (/watch?v=czYHUVQJi4U) do usuário Renault Reno. Meu ar condicionado estava gelando muito pouco dentro do carro, em dias quentes nem sentia a brisa, porem na parte externa a tubulação chega a ficar branca de tão gelada. E já tinha feito uma manutenção o Ar quando precisei arrumar meu condensador devido meu acidente com o carro. Foi feito a recuperação e carga de gás. Então vamos lá... 

Como o @Jmiranda havia explicado, para retirar completamente o evaporador é necessário soltar dois parafusos por dentro do carro, que ficam localizados atrás do porta luvas. Para chegar lá teremos que retirar a parte superior do painel. Parte fácil.  No fórum mesmo é tranquilo encontrar imagens de como fazer, resumindo, é só soltar os parafusos que ficam na lateral do painel, abra a porta, puxe um pouco a borracha e ele será visto. E depois mais 3 parafusos em cima do painel  próximo ao vidro e mais 2 em baixo do volante. 

Terá que ser removido o Airbag, é só retirar os parafusos que o prendem, 2 em cima, 2 em baixo, 2 atrás, e desconecte o cabo que o alimenta. (cuidado para não quebrar o conector). Logo o painel ficará como na imagem a seguir:

CAM00037.jpg

A próxima parte (uma das mais difíceis na minha opinião) é soltar os parafusos da parte inferior do painel. O @Jmiranda disse que basta soltar só os do lado do passageiro, mas achei que força bastante o painel na hora de curva-lo para soltar o parafuso atras. Então soltei todos. 1 no meio, 1 em cada ponta em cima e 1 em cada ponta em baixo. Desta forma o painel terá uma pequena folga para ser movimentado (cuidado na hora de puxa-lo para frente, pois as vezes acaba enroscando na caixa de fusíveis.
Levante um pouco o painel para ele desencaixar e puxe um pouco o lado do passageiro pra frente até conseguir ver os parafusos que prendem o evaporador.    

CAM00014.jpg
CAM00015.jpg
CAM00016.jpg

Daqui pra frente todo processo é externo. 

Comece retirando os limpadores para em seguira tirar toda grade churrasqueira do carro. *Dica, não tente puxar o limpador para cima. NÃO SAIRÁ. Chacoalhe rapidamente, ele sairá facilmente. Depois só desencaixar a grade. O resultado será como nas próximas imagens

CAM00041.jpg
CAM00061.jpg

Solte os 4 parafusos que prendem a turbina e solte os fios. Aproveite para limpa-la, retire o motorzinho, lave todo o conjunto e depois aplique WD para lubrificar o rolamento. Agora teremos que soltar a chapa que isola o evaporador. Essa parte pra mim foi novidade, não fazia ideia que ela era móvel. Na chapa tem uma cobertura de um tecido, com certeza deve ser um isolante termino para diminuir o calor do motor que chega no evaporador que está congelando. Pelo que vi, da para retirar sem destruir (que não foi meu caso), nesta chapa tem alguns pinos simples de plastico que o prende, porem puxei e rasguei tudo. (Irei bolar algo melhor para colocar no lugar depois). Ao tirar esse tecido, será possível ver os 4 parafusos que o prende. 

Antes

CAM00061.jpg

Depois

CAM00040.jpg

Depois de solto, terá que ser solto a entrada de ar para o motor e o TBI. Bem tranquilo também, em cima da caixa de ar do motor tem dois parafusos compridos que o prendem, solte-os e solte também os 3 parafusos que prendem o TBI. Remova também o filtro de ar. Ele possui 2 parafusos em cima, é só desparafusar e retirar o filtro inteiro. 

As setas indicam onde está os parafusos e onde terá que ser solto. Basta puxar para trás que ele irá sair. Agora teremos espaço (minimo) para retirar o evaporador.

CAM00040.jpg  

O que mantem o evaporador preso no lugar são uns 3 parafusos na base dele, solte-os, e solte também 2 parafusos que seguram o duto que vai para dentro do carro, esse duto é visível, onde termina o evaporador, e tem uma emenda, dessa emenda pra frente já é o duto que leva o ar para dentro do carro. Teremos que soltar esse duto. 

Setas indicando os parafusos para soltar o duto 

CAM00060.jpg

Solte as ligações de gás que vão para o carro. Do lado do motor em cima das entradas do gás, existe a emenda que liga a tubulação que irá sair com a fixa do carro. No meio dessa tubulação tem um parafuso que sai com a chave 10. Solte-o com cuidado e devagar, por ele que todo gás e óleo irá sair. E use uma roupa velha para não ter o risco de cair em você e manchar. Após o gás sair, é só puxar com cuidado para desencaixar. 

Local do parafuso no meio da emenda

CAM00040.jpg

Feito isso, tudo estará  solto para ser retirado, empurre bem para o canto o duto do evaporador e tente encontrar uma melhor posição para retirar o evaporador, vá movimentando até encontrar o jeito para retira-lo. (Essa parte deu trabalho, subi em cima do motor para puxar para fora!)

Todo esse conjunto irá sair junto. 

CAM00042.jpg

Depois que ele sair, retire os parafusos de trás para abrir no meio a parte de plastico. 

CAM00033.jpg

Esse é estado que estava meu evaporador

Antes

CAM00026.jpg

CAM00027.jpg

Depois

CAM00028.jpg

CAM00029.jpg

Para limpeza, deixei de um dia para o outro mergulhado na água com detergente, resultado. Não adiantou nada. Limpou apenas o externo, depois de usar um bombril para esfregar. Então tive que usar artilharia pesada. Peguei o lava-jato e ai sim, saiu uma boa água preta de dentro. Uma forma simples de ver como está a limpeza, é olhar através dele para o sol ou alguma luz forte. Se tiver muita sujeira dentro, ou não estiver atravessando a luz, quer dizer que ainda não é o bastante.

Antes de usar o lava-jato, usei um produto químico usado para limpeza que remove graxa. Não lembro o nome certo agora, alguns chamam de limpa baú. Só sei que a proporção de diluição dele é de 1 para 100. Meu pai usa para limpeza de ar condicionado industrial. Para se ter uma noção, ele aplicado puro, não pode ficar muito tempo porque começa a dissolver o alumínio. Deixei uns 20 minutos um pouco mais concentrado, e depois apliquei o jato. E não use o jato em posição raio fino, pois a pressão poderá amaçar a colmeia. Use em leque meio forte. 

*IMPORTATE* DE FORMA ALGUMA, DEIXE CAIR ÁGUA DENTRO DA TUBULAÇÃO QUE ESTÁ SENDO LAVADA. Poderá haver problemas quando for colocar o gás.

Espaço vazio do carro sem o evaporador

CAM00031.jpg

Aproveite para limpar, pois no meu tinha bastante terra parada. Em quanto tudo estiver fora, observe se a borracha que fica em baixo do evaporador e do duto se soltaram, no meu solto. apliquei cola para prender.  

Depois que tudo estiver limpo, é só começar o processo inverso! Antes de apertar todos parafusos de base, ligue os fios e ligue a turbina, veja se está tendo perda de ar por baixo ou em alguma peça mal encaixada. 

Por ultimo, será necessário uma nova carga de gás e completar o óleo que perdeu na hora de soltar a tubulação. Nessa parte recomendo algum lugar especializado, em média sai 50 reais. Bem melhor do que pagar de 300 a 500 para limpeza completa. Na minha cidade cobraram até R$ 1000,00 para realizar o mesmo serviço. 

Encontrei no fórum do celta clube um cara explicando como colocar o óleo, mas ai já vai de cada um. Porque normalmente ninguém tem o equipamento para retirar o óleo que sobrou dentro do compressor ou para colocar o gás. 

MATERIAL USADO:

Chave L ou normal 10 e 11 para soltar o parafuso atras do painel 

Kit de chave Torx para quase todo serviço interno e externo

Chaves de fenda e Philips

Alicate

Boa dose de paciência e muita fé que irá dar tudo certo!

Caso tenham duvidas, por favor me avisem. Tentarei ajudar como puder.  

Thumbnail(s) anexado(s)

• CAM00061.jpg
  • CAM00041.jpg
  • CAM00016.jpg
  • CAM00014.jpg
  • CAM00015.jpg
  • CAM00037.jpg
  • Led Macs, Cupe79, Hudson Oliveira e 1 outro curtiram isso