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Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

  • Adicionado em: Jun 04 2014 10:16
  • Data de Atualização: Jun 09 2014 08:09
  • Exibições: 16266
 


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4 Avaliações

Trocando reparo do vidro eletrico - CLIO

Desmonte do forro da porta
Remoção da maquina do vidro
Troca de cabos, conduites e engrenagem
Lubrificação da maquina
Montagem da porta

Postado por mellaroch emJun 04 2014 10:16
Postei em outro tópico a alguns dias que meu vidro elétrico na porta do passageiro deu defeito. E como fazendo o reparo eu mesmo, aproveitei para fazer um tutorial.

Acredito que pode servir de referencia para outros modelos, e também para quem precisar desmontar o forro, etc...

Investigando depois de desmontar acredito que o que ocorreu no meu caso foi que o cabo de aço que puxa o vidro para cima começou a partir e embolou dentro do conduite.
o atrito dele dentro do conduite aumentou tanto que ele forçou a ponteira plástica que vai na ponta do conduite e o prende na parte superior da haste.
Essa ponteira quebrou e como o conduite passou por ela, afrouxou o cabo, ele soltou da roldana e com isso o vidro parou de subir.
O cabo frouxo embolou na engrenagem e travou o motor.

Não necessariamente ocorreu nessa ordem... hehehe

Achei no mercado livre um kit de reparo composto de engrenagem, cabos, conduites e molas quem vão no conduite. o mesmo vendedor tinha a ponteira de plástico. Tudo ficou em 36 dinheiros com o frete.
Recebidos os itens é hora de por as mãos na massa...

Passos:

Desmontando o forro da porta.

1 - Soltar os 3 parafusos torx na parte inferior do forro conforme imagem
2 - Soltar o parafuso torx no puxador da porta
3 - Soltar o parafuso torx na maçaneta da porta.

Imagem Postada

Detalhe de como encaixa o mecanismo da maçaneta.

Imagem Postada

4 - Soltar a capa do auto-falante, nesse modelo basta forcar um pouco para baixo e ela solta a parte superior, depois fica fácil de retirar puxando para trás.

Imagem Postada

5 - Soltar o auto-falante da porta, 4 parafusos torx. Se os contatos forem de pressão é fácil solta-los, no meu caso é soldado. Mas como deixei uma sobra boa no fio, nem preciso retira-lo todo.
6 - Soltar os cabos do botão do vidro elétrico. Detalhe da presilha na imagem

7 - Retirar o forro, puxando a parte de baixo primeiro. nessa parte, além dos parafusos não tem presilhas. pode puxar sem medo.
- Na parte de cima tem tres presilhas nos locais circulados em azul na imagem. aqui pode fazer um pouco mais de força.
- Na linha da pestana do vidro, comece puxando a parte traseira para cima, e depois puxe o forro na direção da traseira do carro, assim ele vai soltar do acabamento da manete do espelho.
- O acabamento da manete do vidro é presa por 3 pontos de pressão. basta puxar que ela solta.

Imagem Postada

Retirando da porta a maquina do vidro elétrico

1 - Soltar o vidro do arraste. O arraste é essa peça branca que corre pela haste, puxado pelos cabos de aço para cima e para baixo.
- Puxar a presilha, e empurrar o vidro na direção do lado externo da porta.
- Fazer isso com o vidro abaixado. E cuidado para não deixa-lo cair. Guardar bem a presilha.

Imagem Postada

2 - Soltar a haste. Apos soltar o vidro fica fácil. Apenas os dois parafusos circulados em verde na imagem.

Imagem Postada

3 - Soltar o motor. 3 parafusos circulados em laranja na imagem, e soltar os fios. detalhe da presilha.

Imagem Postada

4 - O conjunto todo pode ser retirado pelo vão maior da porta
Desmontar a maquina do vidro

1 - Soltar o motor. Basta soltar os 3 parafusos indicados na imagem e puxar a carcaça de plástico.

Imagem Postada

2 - Retirar a engrenagem da carcaça de plástico. Aqui observe que os dois cabos estão enrolados. Ao montar, você deve deixar como estavam, 3 voltas no cabo que puxa para cima e 3 voltas no que puxa para baixo.

Imagem Postada

3 - Soltar o arraste da haste. Basta puxar na direção superior da haste(Onde fica a roldana), e soltar as pontas dos dois cabos.

Imagem Postada

4 - Soltar os conduites da haste. Soltar a ponteira plástica na parte de cima da haste(basta puxar) e soltar essa peça amarela na parte inferior da haste(detalhe da presilha na imagem).

Imagem Postada

5 - O cabo superior solta todo facilmente. O inferior agarra na peça amarela da imagem anterior. é preciso cortar a pontinha, ou forçar a passar pela peça amarela com risco de quebra-la.

- O Cabo novo não vem com a pontinha prensada. Justamente para facilitar a instalação. Mas exige uma ferramenta adequada para fixa-lo depois. Um alicate de pressão resolve...

Aproveite para lavar as peças (Haste, carcaça da engrenagem, arraste) retirando a graxa velha.

Remontando a maquina

1 - Compare se possível o tamanho dos cabos e conduites originais com os novos. No kit que comprei, o conduite superior era um pouco maior que o original, e precisei encurta-lo para conseguir encaixar os cabos.

2 - Na haste, recoloque o arraste, a peça amarela e prenda o cabo superior encaixando a ponteira do conduite no lugar. Lubrifique o arraste depois p/ dar menos sujeira.

3 - Prenda o cabo superior no arraste. Passe o cabo inferior pela peça amarela, mas ainda não prense a pontinha dele. Lembre de utilizar a ponteira de conduite que fica junto com a peça amarela.

4 - Na outra ponta dos 2 cabos coloque as molas. Eu utilizei as originais, pois as que vieram novas eram muito maiores.

5 - Prenda as pontas dos cabos na engrenagem. Com as pontas da engrenagem que se encaixam no motor voltadas para cima, o cabo que passa pela peça amarela encaixa por baixo, e o cabo que passa pela roldana se encaixa por cima. Enrole-os. Eles vão quase se encontrar no centro da engrenagem apos umas 3 voltas em cada. Desta forma a outra ponta dos cabos deve alcançar o arraste quando ele estiver mais ou menos pela metade da haste.

6 - Lubrifique a parte interna da carcaça da engrenagem e a coloque em seu lugar. Deixando as pontas da engrenagem que se encaixam no motor voltadas para a parte aberta da carcaça.

7 - Encaixe as ponteiras dos conduites que tem as molas na carcaça da engrenagem. Esse movimento das molas é o que vai permitir encaixar a outra ponta do cabo no arraste.

Imagem Postada

8 - Prense a pontinha do cabo inferior de forma que seja possível prende-lo no arraste quando se fizer pressão maxima nas molas proximas a carcaça da engrenagem.

Imagem Postada

9 - Lubrifique o arraste e os conduites. veja que é possível girar facilmente com a mão a engrenagem fazendo o arraste correr pela haste.

10 - Prenda o motor na carcaça da engrenagem

Imagem Postada

Imagem Postada

Instalando na porta

1 - Antes de colocar as coisas em seu lugar, conecte o cabo do motor e tambem o botao para fazer um teste. veja se o arraste de move numa boa pela haste.

2 - Com a porta desmontada, recoloque a maquina pelo vão maior da porta. coloque primeiro o motor, depois a haste.
- Não foi tão fácil quanto retirar. acerte os cabos e a haste na posição.
3 - Encaixe os parafusos do motor nos locais circulados em laranja
4 - Coloque a haste no lugar e prenda com os parafusos nos locais circulados em verde

Imagem Postada

Ai é so remontar o forro...
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