Ir para conteúdo

  • facebook
  • twitter
  • youtube

Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

  • Adicionado em: Nov 10 2014 07:28
  • Exibições: 1053
 


* * * * *
0 Avaliações

[Tutorial] Vídeos/iGO no MediaNav

Como ver vídeos e ter um navegador gps atualizado no MediaNav.

Postado por Vildenei emNov 10 2014 07:28

Medi@Skin

O MediaNav de navegador de media nada tem. Não reproduz vídeos... a atualização do Gps embutido é cara.... é um adendo ao carro CARO e quase inútil....

Bom podemos usar um workaround e acrescentar algumas funções:

- gps com mais facilidade de atualização;
- player de vídeo
- navegador das pastas etc.
- nova interface de acesso;

Mas temos que ter em mente que: o MediaNav embora use o windowsCE 6.0 como sistema operacional, o seu processador é de arquitetura MIPS o que limita em muito o acréscimo de novos programas e funcionalidades. Isso sem contar que a memória flash interna é limitada também.

Daí surgiu o Medi@Skin que nada mais é que o WolfNCU (muito conhecido dos sites/forums de gps dedicados (PDAs)).

O WolfNCU é apenas uma interface gráfica (menu) para que seja possível executar outros programas em gps.

O Medi@Skin em particular, foi concebido para o MediaNav. Daí a versão do WolfNCU que vem nele já foi compilada para rodar sob processador MIPS, o mesmo ocorre com as versões do iGO, CorePlayer e TotalCommander que vem no pacote.

No site original do Medi@Skin temos duas versões uma completa (que vem com os mapas no iGO, mas os mapas só cobrem parte da Europa) e outra sem os mapas lite (daí tem que procurar os mapas na net).  E ainda temos as subversões que dependem da versão do software do MediaNav se 4.0.2 ou se 4.0.3.

Para nós brasileiros é melhor baixar a versão lite (sem os mapas) e a subversão, bom, vai de acordo com a versão do MediNav de cada um.

Uma vez baixado o arquivo (é um pouco grande +/- 760MiB), procure pelos mapas para iGO (há diversos sites na net com links) a versão mais recente é a

Nokia HERE 2014.rar.

Baixou os mapas...

Agora descompacte o Medi@Skin e copie os mapas descompactados para a pasta:

mediaskin/Igo8/content/MAP/

Nessa pasta coloque os arquivos:

Brazil.fbl    (tem +/- 141MiB)
Brazil.fda   (tem +/- 179,5KiB)
Brazil.ph    (tem +/- 20,2MiB)
Brazil.poi   (tem+/- 26,3 MiB)
Brazil_base_ext.poi   (tem +/- 39,1MiB)

Se quer habilitar os radares, vá em http://www.maparadar.com e importe o arquivo de radares para o iGO. Você vai "pegar" um arquivo chamado:

 maparadar.txt

Copie esse arquivo para:  mediaskin/Igo8/content/SPEEDCAM/

e não se esqueça de habilitar isso no iGO (sendo executado).

Pronto.

Agora copie tudo que tiver na pasta onde descompactou o Medi@Skin num pendrive vazio (com pelo menos 4GiB). O pendrive ficará assim (na raiz):

mediaskin_zpsacfa754e.png


Observe que há duas pastas Video e mp3, nessas pastas eu coloco os videos que desejo reproduzir e as músicas que desejo ouvir. O tamanho do pendrive (acredito que o máximo aceito pelo MediaNav é de 32GiB, não tenho certeza) vai depender do que colocar nessas pastas.

Proceda a instalação do Medi@Skin agora espetando o pendrive no MediaNav com o carro desligado. Ligue a chave (não precisa ligar o motor), aguarde.. os dois passos da instalação. Quando terminar apague o arquivo (usando o pc)

upgrade.lgu

do pendrive, não precisamos mais dele.

Pronto. Espete o pendrive no MediaNav e ligue.
Aparecerá um botão vermelho. Perto do relógio. Se tu botar o dedo em cima desse botão (sem tirar) poderá arrastá-lo para onde quiser na tela.
IMG_20140915_175022_183_zpsfa69ca2a.jpg

Mas se apenas clicar em cima:
novo_IMG_20140802_084743_493_zps4ed774ac
Aparece uma nova tela de menu.

Observe que há um outro iGO: iGO_Bidru isso é uma versão customizada do iGO muito usada no leste europeu.... a que nos estamos acostumados é o iGO "normal".
Você pode apagar essa pasta e editar a tela principal para tirar o ícone do Bidru. Para isso aconselho ir no site original do WolfNCU:

http://wolfncu.ru/in...nastroek/-6-0-6

Putz tá em russo???? Não se desepere, a sua esquerda tem um menu para selecionar o idioma:

menu-wolfncu_zpsc9a80c0c.png

Escolha português e leia esse tutorial. Ele te ensina a configurar tudo no WolfNCU e personalizar.
Minha personalização:

IMG_20141031_205946730_zpsd4d47fc5.jpg

Acrescentei o Navitel e o 7Ways.... ainda não os consegui fazer funcionar...

Bom, o IGO pode não funcionar de primeira... pois ele não sabe ONDE está o gps (hardware) tu terá que configurar isso.Basta clicar no botão:

config_zpseb8143ee.png

ir na aba:

Wolfncu-gps_zps105cf1f5.png

Clique em FIND GPS...

E pronto.

Videos são vistos no Coreplayer:

coreplayer_zps2a6e2f12.png

.Links:

Medi@Skin lite:  http://depositfiles....files/lwfoj33sz

Considerações:
1 - lembre-se a arquitetura é MIPS, logo programas feitos para gps dedicado não rodarão no MediaNav pois a maioria (99% eu acho) dos gps dedicados (xing-ling ou não) usam a arquitetura ARM e essas duas arquitetura não são compatíveis entre si.

2 - programas para MIPS (sob windowsCE) são extremamente difíceis de se achar na net.

3 - não adianta copiar os mapas para a pasta de mapas do navegador original do medianav. Embora o mesmo seja uma versão do iGO feita sob medida para a Renault, os mapas baixados na net são crackeados... daí o navegador original não os reconhece.

4 - há uns probleminhas em relação ao áudio... às vezes o Medi@Skin não reproduz áudio algum... daí clicando-se no mute e soltando o áudio aparece. Isso quando não se tem que tocar uma música via usb pelo tocador original do Medianav, e depois sair e voltar para o Medi@Skin.... daí o áudio no coreplayer/iGO aparece... ISSO não é defeito do Medi@Skin em si, é problema de implementação do MediaNav.

5 - com relação ao formato dos vídeos.... eu não tive problema algum (ainda).... todos os que baixei na net, rodaram principalmente se codificados em XVID/DIVX. Rodei algums mp4 (x264/AAC) numa boa... o coreplayer é que é chato para usar... (ah se tivesse o vlc para MIPS...)

6 - O site original do Medi@Skin é francês e é um "saco" ir lá tem que se cadastrar, espera aprovação...etc... então um outro lugar com muita informação também é esse site aqui (já citado em posts anteriores):

 http://www.foroclio....php?f=24&t=2202

está em espanhol, mas é possível entender muita coisa.

7- quase me esqueço: para o Medi@Skin funcionar o pendrive tem que ficar espetado no MediaNav, caso contrário não funciona. Mas o MediaNav funciona normalmente, como se nunca tivesse "instalado" nada nele.

Bom acho que paro por aqui. Espero ter elucidado algumas coisinhas... se esqueci de algo, por favor não deixe de me alertar.
Obrigado a todos que me ajudaram nesse fórum e aos que compartilharam conhecimento em outros fóruns também.
O conhecimento só tem valor, quando compartilhado.
Seja livre use Linux.

 

Ps.: até hoje (10/11/2014) os links se encontravam ativos.