Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

• Adicionado em: Out 31 2015 10:56
  • Data de Atualização: Nov 01 2015 05:07
  • Exibições: 975

* * * * *
1 Avaliações

4 luzes de freio Clio Sedan

Olá, vi que tem no forum, um tutorial para o clio hact, é igual para sedã, só muda o circuito da lampada traseira!

Postado por fullfrank emOut 31 2015 10:56
Olá, vou tentar ensinar e dar umas dicas, para usar a lanterna que vem vazio de fábrica.

É igual ao tutorial para a versão hatch, a unica diferença, que vou usar meu Clio Sedan no tutorial.
Vamos desmontar o suporte das lampadas e retirar, para melhor manuseio.
Logo abaixo, fotos do circuito das lampadas traseiras, lado direito e esquerdo, eu não sei como é na versão hatch mas no sedan, do lado esquerdo para o direito, muda só o circuito, para lâmpadas de 2 polos, como podem ver na imagem

LADO ESQUERDO- MOTORISTA

Imagem Postada

LADO DIREITO - PASSAGEIRO
Imagem Postada

Veja, cada linha tem um numero, são 6 fios, e cada um tem uma função, a lampada de cima tem 2 fios, por ser uma lampada de 2 polos (5w e 20w), as outras são de 1 polo, por isso só tem um fio e o terra.
Agora para ligar a nova lampada, que vem vazio de fabrica, vamos ter que fazer um jamper (ligar um ao outro).

Na imagem eu numerei os fios de 1 a 6, com cores diferentes, para ficar bem fácil de compreender.

Lado esquerdo(MOT.) Lado direito (Passageiro)
1 - pisca 1 - pisca
2 - freio 2 - farolete
3 - farolete 3 - freio
4 - ré 4 - ré
5 - terra 5 - terra
6 - farol vazio 6 - farol vazio

Para a nova lampada acender junto as luzes do painel(farol baixo ou farolete):
3 ao 6 2 ao 6

Para a nova lampada acender junto com o freio:
2 ao 6 3 ao 6

ATENÇÃO, se a nova lampada for ligar junto com o farol baixo é melhor usar uma lampada fraca 5W, se for usar uma de 20W vai derreter, ou queimar sua lanterna por ficar muito tempo acesa, se for usar para liga junto com freio, use a de 20W mesmo!

Outro detalhe, geralmente as lanternas do sedan do lado direito(passageiro), não tem espaço para a nova lampada, vem tampado, aí tem que fazer um furo manualmente. Eu fiz o furo com um ferro de solda (solda eletronica), tem que furar com alguma coisa quente, é melhor, serra pode quebrar!
Imagem Postada

Agora como ficou no meu clio:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

e FIM!
Eu fiz, já faz uns 8 a 9 meses e nunca tive problemas, só prestar atenção para não fecha curto, tem o 5, terra, nunca faça jamper nele!!
  • Jota Batista curtiu isso