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  • Adicionado em: Nov 15 2015 07:00
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Troca de bieletas

Como elevar e trocar as bieletas em casa - Megane II

Postado por Denis RS emNov 15 2015 07:00

As bieletas são barras com terminais rotulares nas duas pontas, que servem de ligação entre o amortecedor e a barra de torção. Os terminais rotulares, por serem de um nylon ou outro plastico tecnico, sofrem muito com o relevo e acabam criando folgas que são fonte de barulho.

 

Por sorte, ela é barata, cada uma sai uns 60 reais, e a mão de obra deve sair uns 150 reais, dependendo da oficina. Mas tem como trocar em casa por que não chega a alterar a geometria.

 

 

1- Elevando o carro: Como as bieletas ligam o lado esquerdo ao direito atraves da barra estabilizadora, não tem como trocar elevando só um lado do carro, senão a barra fica tensionada. O ideal é levantar no elevacar, mas uma solução caseira e barata é comprar 2 cavaletes mecanicos. Um par deve custar uns 100 reais usado, ou uns 140 reais novo.

 

Segundo o manual de manutenção, os pontos de ancoragem são à frente dos pontos de macaco para elevar o no eixo dianteira, e atras do ponto de macaco para o eixo traseiro. Também de acordo com o manual de manutenção, deve-se colocar uma manta de borracha nos cavaletes para evitar qualquer dano a carroceria.

 

Fora isso não tem misterio, é afrouxar os parafusos das rodas, levanta um lado e bota o cavalete, levanta o outro e bota o cavalete. Eu coloco por segurança uma pedra pra calçar a roda de tras, caso o cabo do freio de mão arrebente, e a roda logo atras do cavalete.

 

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2- Removendo as bieletas antigas: depende do modelo, mas normalmente elas são presas com uma porca 17 pela frente e uma chaveta 17 atras, 

 

Abaixo, na esquerda a antiga e a direita a nova

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Abaixo, já com a bieleta removida.

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3- Lubrificando os mancais: Aproveitando que o acesso está desimpedido, lubrifique com WD40 o mancal da barra estabilizadora. Depois de remover os dois lados, oscile a barra para ver se há algum rangido ou folga. Normalmente, se levantar ela, ela fica parada em cima. Depois de uma boa lubrificada ela cai sosinha.

 

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4- Instalando as novas: O modelo que comprei (paralelo) tem um encaixe de allen na cabeça do parafuso, o que facilita muito a instalação. Como um plus, coloquei uma arruela, uma arruela de pressão, e uma porca auto travante, que tem um inserto de nylon para evitar afrouxar. Também passei um WD40 nos montantes para não ter atrito entre a arruela e o montante.

 

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O certo seria ter um torquimetro, mas eu não tenho, e nem tenho qual o torque correto, então é bom apertar mas não muito, senão espana a rosca e aí sim, temos um problema.

 

Tudo apertado, revise os apertos de novo, e carro no chão. Levei umas 2 horas fazendo isso com calma, e levei mais tempo macaqueando o carro do que trocando realmente. Aproveitei que o carro tava levantado para prender a saia do para choque traseiro, que peguei um meio fio de rua que me arrebentou por baixo.