Ir para conteúdo

• facebook
  • twitter
  • youtube

Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

• Adicionado em: Fev 25 2016 09:07
  • Data de Atualização: Fev 29 2016 07:06
  • Exibições: 1821

* * * * *
0 Avaliações

Troca amortecedor, batente e coifa dianteiros Clio 1.6 16v

Troca amortecedor, batente e coifa dianteiros

Postado por sigmam emFev 25 2016 09:07
Gostaria de compartilhar, as fotos e dificuldades que encontrei na troca do amortecedor dianteiro, no caso um Clio Sedan 2009 1.6 16v, 78.900 Km rodados sempre com manutenção em dia, de início peço desculpas pelo amadorismo nunca havia feito este serviço, peço que me corrijam e deem dicas para facilitar em algo, desde já me isento de danos ao veículo ou ferimentos que por acaso possam ocorrer, mas fazendo com segurança e paciência é razoavelmente fácil, vamos lá:
1- Material que utilizei
DSCN1625.JPG
Da esquerda para direita:
1 - Torquímetro (claro não obrigatório);
2 - Chave allen 6mm;
3 - Chave 21 mm combinada ou catraca 21mm;
4 - Chave 18 mm combinada e catraca 18mm (são necessárias duas chaves na medida 18 mm);
5 - Cavalete uns conhecem com o nome de preguiça ou seja qualquer coisa para segurar o carro que NÃO seja o MACACO;
6 - Encolhedor (compressor de molas) comprei este no Mercado Livre, se puder compre um mais robusto este me deixou com um pouco de medo dele não aguentar, a mola é muito forte, daí vem a corrente a seguir que usei como segurança prendendo com um cadeado, chave 19 mm para o encolhedor;
7 - Chave combinada 17mm, a 17mm cachimbo se não for muito profunda vai te ajudar só até a metade do serviço;
8 - Martelo de borracha ( talvez opcional, mas me foi útil); e
10- Por fim é bem vindo um óculos de proteção e uma luva daquela baratinhas mesmo.
2 - Afrouxar, a porca/batente que segura o amortecedor no cofre do motor não solta-la totalmente, aqui usa-se a 6 allen e a combinada 21, com o carro ainda no chão;
DSCN1587.JPG

3 - Já com o carro suspenso e sem a roda, soltar os 2 parafusos e porcas usando as chaves 18 (se agarrar óleo desengripante e martelo de borracha nele) aqui há que se ter atenção quando se retiram os dois parafusos o disco de freio despenca então é bom segura-lo com a mão mesmo ou um suporte nada demais nem pesado, lembrando que o amortecedor não soltou todo porque está preso ainda no cofre já com a porca frouxa.
DSCN1592.JPG

DSCN1595.JPG

4 - Agora é soltar o amortecedor do cofre, fiz assim desenrosquei com uma mão no cofre e com a outra segurei o amortecedor na parte debaixo, se descer sem que se segure ele vai cair e pode ser que estrague a coifa da homocinética. , pronto agora está tudo solto é só remover com cuidado sai bem fácil.
DSCN1588.JPG

5 - Pronto agora é a parte que achei mais chata e também perigosa, que é encolher a mola a primeira mola quase me fez desistir de tudo, apertava o compressor escorregava esbarrava no elo da mola e não ia mais enfim falta de prática e ferramenta mais ou menos, quase joguei tudo numa sacola e fui procurar uma oficina pra alguém montar a mola no amortecedor, mas eis que meu pai me deu a ideia de colocar umas borrachas dentro do gancho do encolhedor e ficou perfeito (no caso aqui serrei uns pedaços de pneus de caminhão, mas qualquer borracha bem dura serviria então se tiver disposto a fazer o serviço arrume um encolhedor bom ou improvisa com a borracha), ainda assim a dica é encolher um pouco de um lado e depois o outro e ir alternando, no meu caso tava com um medo desgramado meti a corrente que ai tava seguro.
DSCN1606.JPG

6 - Agora com a mola comprimida, o conjunto da parte de cima fica frouxo (certifique-se disso), "prato" (não sei o nome da peça), batente superior, rolamento e "tubo guia" (não sei o nome da peça) com uma chave 6 allen e uma 17 combinada solta-se o parafuso da haste do amortecedor, se todo o conjunto subir com a porca do amortecedor é porque a mola não está bem comprimida, então tem que apertar mais de qualquer forma "aponte o canhão" para fora da sua direção do seu corpo.
DSCN1597.JPG

7 - Sequencia das peças
Amortecedor, coifa/batente (é uma peça só, eu burro que sou achei que havia alguma borracha ali por dentro mas é oca, a parte de cima é bem dura), "prato" , rolamento, batente, "tubo guia", parafuso 17 que vem junto com o amortecedor novo (esqueci de por na foto) e a "porca/batente que fica no cofre do motor.
DSCN1602.JPG

8 - Para montar, ordem inversa, fazer o escorvamento (sangria) do amortecedor , a partir daí não se pode mais deitar o amortecedor, retirar do amortecedor velho estando em bom estado o apoio da mola no amortecedor parte debaixo, encaixar no amortecedor novo o apoio depois colocar a mola, observando os encaixes.
encaixe.jpg

9 - Colocar a coifa/batente o "prato" o batente com o rolamento (ao encaixar o rolamento no batente a parte que tem inscrição fica visível é a que vai em contato com o "prato" depois o "tubo Guia" por fim o parafuso 17 mm, aí é apertar o parafuso até o fim e ir encaixando a mola no "prato" observando o encaixe da mola no mesmo, aí que eu entrei com o martelo de borracha, pra ajustar a mola, num manual de oficina do Clio que achei na internet, manda passar graxa nas pontas das molas, não faço ideia pra que mas como tinha graxa passei.
DSCN1614.JPG

DSCN1615.JPG

DSCN1616.JPG

DSCN1618.JPG

DSCN1620.JPG

10 - Agora é voltar com tudo para o carro, primeiro prendi a parte de cima no cofre do motor deixando frouxo para ter mobilidade para encaixar os dois parafusos 18 na manga de eixo (é esse o nome onde se encaixa o amortecedor ?), primeiro atravessei a chave allen no lugar do parafuso e fui ajustando até conseguir encaixar o dito cujo, apertar os dois parafusos e o do cofre do motor, caso tenha torquímetro pelo que achei na net é 18 N.m nos dois parafusos de baixo e 6 N.m no do cofre.

Por fim fiz este serviço baseado em vídeos da internet, a maioria tava em espanhol mas tem uns bem legais, abaixo segue o link dos manuais de oficina espanhol.
Resumo da ópera uma coifa/batente estava rasgada, os dois amortecedores sem ação nenhuma zero mesmo (eram os originais ainda feitos pela Monroe). (os traseiros troquei com 69000 km estavam mortos também.
- Novos : Amortecedores Kayaba R$ 444,00 par ref 333708 >>>> coifa/batente original R$ 126,00 par ref 8200723735 >>>>>>>> batente superior + rolamento Sampel ref 8112A R$ 125,40 par >>>>>>> (verificar as peças de acordo com o carro parece que algumas mudam do 1.0 para o 1.6 e também de acordo com o ano) encolhedor de molas R$ 55,00 >>>>> corrente R$ 5,00 O METRO>>>>>>Alinhamento 3D e 2 balanceamentos R$74,00 .

- Por favor de jeito nenhum faça nada com o carro apoiado só no macaco tem que ter o CAVALETE, A CORRENTE PODE PARECER EXAGERO MAS É UMA BOA SE O ENCOLHEDOR NÃO FOR BOM, ÓCULOS DE PROTEÇÃO E LUVAS VÃO BEM, desculpem pela quantidade que escrevi, mas fique a vontade para corrigir e descer o malho, em caso de alguma dúvida se eu puder ajudar estou à disposição. Abraço a todos.

Aba catálogos on- line ou outro link vai nos catálogos
http://www.centro-renault.com/

http://www.centro-re....com/catalogos/
  • Alepmoreira, robsonzanin, pitako e 2 outros curtiram isso