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Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

  • Adicionado em: Jun 01 2016 10:22
  • Data de Atualização: Jun 13 2016 12:14
  • Exibições: 1047
 


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2 Avaliações

[TUTORIAL] Instalação da iluminação do porta-malas no clio hatch

Instalação da iluminação original do porta-malas do clio hatch.

Postado por rodrigodms emJun 01 2016 10:22
Depois de bastante tempo resolvi fazer a instalação da iluminação do porta-malas.
Vou tentar explicar de uma maneira mais ou menos detalhada como fiz a instalação.


Consegui o conjunto original e com o conector. Ebay UK é uma maravilha pra se achar peças.
Imagem Postada


Primeiramente é necessário ter acesso a fiação da luz de teto, para isso é necessário remover a capa da coluna do parabrisa no lado do motorista.
Imagem Postada


Em seguida é necessário ter acesso ao espaço embaixo do acabamento plástico da soleira da porta. É preciso remover a alavanca de abertura do capô (ou seja lá o que for o nome que queira chamar a tampa do cofre do motor).
Imagem Postada


Agora é preciso desencaixar o conector da luz de teto, que fica na base da coluna do parabrisa. Existe uma pequena trava que fixa o conector na lataria. Pressione a trava (com o auxílio de uma chave de fenda) na direção da coluna e em seguida puxe o conector para cima.
Imagem Postada


Na sequência vai ser necessário remover a caixa de fusíveis do seu lugar, para ter um melhor acesso para passar a fiação.
Ela é fixada por dois parafusos (um superior e outro inferior) e por dois pinos, um ao lado de cada parafuso.
Os pinos devem ser pressionados com um alicate e a caixa de fusíveis empurrada para dentro do painel.
Imagem Postada


Agora é hora de passar a fiação. Apenas um fio será necessário, que é o positivo que irá para a lâmpada, pois o negativo virá do interruptor do porta-malas.
Na sequência de fotos a seguir é possível observar por onde a fiação foi passada. Aproveitei os grampos originais da fiação que segue para o porta-malas.
Imagem Postada

Imagem Postada

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Imagem Postada

Imagem Postada

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Agora é hora da ligação elétrica na parte dianteira.

A luz de teto tem três fios, que são:
Preto = negativo permanente (que serve para ligar a luz de teto com as portas fechadas)
Marron claro = negativo dos interruptores das portas (que logicamente serve para acender a luz quando se abre uma porta)
Vermelho = positivo que vem da UCH
Imagem Postada


Então, a ligação que fiz foi pegar o positivo vindo da UCH que vai para a luz de teto, e não diretamente do fusível (que segundo o manual serve para a lâmpada de teto e para a do porta-malas), pois desta forma o temporizador também funcionará para a luz do porta-malas e, se por alguma razão, o porta-malas for deixado aberto por um período longo não se corre o risco de descarregar a bateria.

E ao invés de conectar diretamente na luz de teto, eu fiz a ligação no conector na base da coluna (por motivos óbvios = menor quantidade de fiação utilizada).
Imagem Postada


Detalhe da fiação com a capa da coluna recolocada.
Imagem Postada


Fio positivo vindo da UCH no porta-malas.
Imagem Postada


E agora a ligação elétrica na parte traseira.

Como o carro teve as travas, os vidros elétricos e o alarme instalados na concessionária quando o carro era novo, já tem todos os interruptores de porta e o do porta-malas instalados. Portanto o negativo para a iluminação foi pego diretamente no interruptor.
O negativo é o fio amarelo na imagem abaixo. Tentei deixar os chicotes o mais organizado possível (pra ficar melhor só se um dia eu achar a forração original).
Imagem Postada


Detalhe do conector com os fios já soldados e isolados com termo retrátil.
Imagem Postada


E o serviço finalizado.
Imagem Postada

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É um serviço relativamente simples. A parte mais trabalhosa é passar a fiação, pois a ligação elétrica é bem fácil.

OBSERVAÇÃO: Se alguém quiser seguir a "receita" que o faça por sua conta e risco, não me responsabilizo por nenhum dano que possa acontecer.
  • sigmam e cremat curtiram isso