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  • Adicionado em: Jul 13 2013 10:31
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Levantando ou Rebaixando a Suspensão Traseira

Como levantar ou rebaixar a suspensão traseira no Renault Mégane Hatch/Sedan 1998 a 2006, Renault Scenic e Renault Clio Argentino.

Postado por edgar_rs emJul 13 2013 10:31
tutorial

Este tutorial é válido para os modelos a seguir: Mégane Hatch/Sedan 1998-2006, Scenic, Clio Argentino.

Retirado do Fórum TuningShop, com autorização do Moderador Ruizinho.

Link do original:

http://tuningshop.fo...p-about567.html

Informações Adicionais:
http://www.clubclio.org
http://tuningshop.forumvila.com


Este guia serve para todos os mk1 phase 1/2/3 com barras de torção.

Existem 2 tipos de diferentes barras de torção, do tipo fechado e do tipo aberto.

Este guia foi criado usando uma barra do tipo aberto normalmente encontrada nos 1.8 8v, 1.8 16v, 2.0 16v (Clio Williams) e no R5 GTT.
O principio é o mesmo para qualquer Clio mk1 e para qualquer tipo de barra.

 

 

Pass-a-Passo:

 

1. Levantar o carro e com a ajuda de umas preguiças deixar o carro bem seguro com a traseira no ar.
Retirar a roda

 

levantando-rebaixando-01.jpg

 

2. Localizar a barrada de torção
A barra de torção tem uma tampa para proteger por causa do pó, é preciso tirar esta tampa puxando-a para fora.

 

levantando-rebaixando-02.jpg

 

3. Retirar a tampa que protege do pó.
Como se pode ver a barra está agora exposta.

 

levantando-rebaixando-03.jpg

 

4. Ferramenta da barra de torçao:
Uma chave de roquete larga o suficiente para fazer batente no rebordo da barra, um parafuso, uma porca para o parafuso.

 

levantando-rebaixando-04.jpg

 

5. Apertar o parafuso na barra.
Quando se desaperta a porca, a barra começa a sair.
Se ouvirem estalos é a barra a sai

 

levantando-rebaixando-05.jpg

 

6. Continuar a desapertar a porca até a barra estar completamente fora.
Repetir o passo 5 e o passo 6 no lado contrario.

 

levantando-rebaixando-06.jpg

 

7. Como podem ver, as barras de torção estão agora removidas.
Nota, esta é uma barra de torção aberta com uma junta no meio, se não conseguem ver a junta e apenas têm um tubo, a vossa barra é fechada.

 

levantando-rebaixando-07.jpg

 

 

Barras Abertas:
Com ambas as barras completamente fora, levantar o braço/eixo como na foto do passo 7.

 

Ter o especial cuidado de levantar o carro apenas até ao ponto da figura, caso contrario estarão a levantar todo o carro e não apenas o braço/eixo.

 

Enquanto levantam o braço/eixo, os cubos/discos estarão também a subir. Simplesmente vejam a medida que querem baixar.

 

Quando estiver no ponto de rebaixamento por vocês desejado, voltem a meter as barras no sitio, certifiquem-se que as estrias estão alinhadas, e com a ajuda de um maço de borracha ou um martelo voltem a fazer as barras entrar (recomendo que lubrifiquem as estrias).

 

Barras Fechadas:
Com ambas as barras completamente fora, subam os cubos e NÃO O EIXO.

 

Uma vez que os cubos estejam no sitio pretendido e as estrias alinhadas, voltem a empurrar as barras de torção para o seu estado inicial (com a ajuda de um maço de borracha ou martelo e lubrificação).

 

Observação:

Em ambos os casos, certifiquem-se que as estrias estão alinhadas!!! cada estria equivale a cerca de 3.5cm de rebaixamento.

 

 

Antes:

 

levantando-rebaixando-antes.jpg

 

Depois:

 

levantando-rebaixando-depois.jpg

 

  • Lincon Henriques e thiagotao curtiram isso