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  • Adicionado em: Jul 22 2013 08:56
  • Exibições: 4769
 


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Como Vedar as Bobinas de Ignição - Motores 1.6 16v (K4M) e 2.0 16v (F4R)

Como vedar as bobinas de ignição nos motores Renault 1.6 16v (K4M) e 2.0 16v (F4R).

Postado por edgar_rs emJul 22 2013 08:56
tutorial

Este tutorial serve para ajudar quem tem um carro com bobinas individuais e passa por alguns inconvenientes devido ao acumulo de água dentro do charuto das bobinas, onde as mesmas encaixam nas velas de ignição, o que acaba ocasionando falhas de ignição (trancos com o carro andando).

 

Procedendo com este tutorial, você pode dar uma sobrevida nas bobinas, que podem queimar quando úmidas.

Se você retirar uma bobina e ela estiver úmida, você tem este problema de falha de ignição... se não tem, terá em breve.

Bom, alguns mandam lavar o carro e o "lavador" resolve lavar o motor... pronto, merda feita.

Outros tem uma pequena sorte de abrir o capo e pingar água justamente no local. Pronto, "MF".

Outros tem mais sorte ainda, pois quando usam o esguicho da água, um pequeno vazamento na conexão do "brucutu" com a mangueira da água faz a água cair justamente na bobina (sim, isto aconteceu comigo!!!).

 

Material Necessário:


    [*]Chave para retirar as bobinas (10mm ou torx);
    [*]Produto para limpeza da bobina (thinner, desengraxante, álcool);
    [*]Silicone cura neutra, preferência cor preta;
    [*]Pano para limpeza (estopa, perfex...)
    [/list]

     

    vedando-bobinas-01.JPG

     

     

    Passo-a-Passo:

     

    1. Deixar a chave fora do contato de ignição do veículo.

     

    2. Soltar os encaixes das bobinas.

     

    3. Soltar as bobinas (algumas presas com chaves torx, outras com parafuso 10mm).

     

    4. Retirar as bobinas.

     

    vedando-bobinas-02.JPG

     

    5. Limpar as bobinas com desengraxante, ou thinner, ou álcool, no local onde elas encaixam no cabeçote.

     

    vedando-bobinas-03.JPG

     

    6. Limpar onde a bobina encaixa no cabeçote (use o pano embebido no produto de limpesa e uma chave de fenda).

     

    vedando-bobinas-04.JPG

     

    7. Aplicar uma fina camada de silicone de alta temperatura no topo do encaixe da bobina com o cabeçote.

     

    vedando-bobinas-05.JPG

     

    8. Botar a bobina no local, fixá-la e religá-la ao chicote do veículo.

     

    9. Se quiser sair para rodar... não tem problema, o silicone vai secar de qualquer maneira.

     

     

    Observação:

    O próximo mecânico que for mexer no carro vai querer a cabeça de quem fez o serviço, pois o silicone de cura neutra adere MUITO, tanto no cabeçote como na bobina!

  • Eder 2013, claudioguaira e zibart curtiram isso