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Informações do Tutorial Visitar tópico de suporte

  • Adicionado em: Jul 27 2013 10:38
  • Data de Atualização: Jul 27 2013 10:41
  • Exibições: 3498
 


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Como Substituir Discos ou Pastilhas de Freio

Passo a passo ensinando a substituir os discos ou pastilhas de freio do seu veículo.

Postado por RCC emJul 27 2013 10:38
tutorial
Considerações Iniciais:

MARCAS RECOMENDADAS: disco Fremax ou Varga e pastilhas Cobreq.

Antes de tudo, saiba que vai fazer uma quantidade considerável de sujeira, pois tudo nessa parte do carro fica coberto de um pó marrom escuro(detrito do desgaste das pastilhas).

Se for trocar o disco, troque também as pastilhas e o fluido(melhor do que ficar marcando troca de fluido no calendário).

Namoradas/Mulheres não se impressionam por você cuidar da mecânica do carro. Se vai fazer isso pra tentar se mostrar um pouco, a única coisa que vai conseguir é deixá-la puta por vc estar todo sujo, e ainda vai ouvir um "não sei pra que fazer isso, deve ser barato fazer isso numa oficina e você não se sujaria".


Material Necessário:

    [*]Sargento
    [*]Chave de estria 18mm(no tuto do edgar ta 17mm, provavelmente existe variação de modelo)
    [*]Chave de estria 13mm
    [*]Chave Torx t-40
    [/list]

    freio-pastilha-01.jpg


    Observação:
    Dê sempre preferência à chave de estria em relação à chave de boca. Se o parafuso tiver apertado demais, o risco de danificar a chave ou o parafuso é muito menor, além da pega ser melhor e mais segura.
    Se você se meteu a fazer isso, suponho que saiba trocar um pneu, então vou começar já sem a roda.


    Passo-a-Passo:

    1. Olhando meio por trás do disco de freio, vemos a parte de trás da pinça:

    freio-pastilha-02.jpg

    Com a chave de estria 13, retire os parafusos 13 (ok, meio óbvio).
    Isso vai soltar a parte móvel da pinça, a parte que contém o pistão e prende as pastilhas.
    Retirando ela, as pastilhas estão visivelmente soltas, e saem facilmente

    *Se vai apenas trocar as pastilhas, pule para o passo 3


    2. Aproveite o suporte da pinça como apoio para fixar o disco, e retire os 2 parafusos torx t-40.

    freio-pastilha-03.jpg

    Para soltar o suporte, solte os parafusos 18mm atrás do disco. Eles têm o passo pequeno, quer dizer que vai exigir alguma paciencia, pois são muitas voltas.
    A partir deste momento, o disco está livre. Troque-o, e recoloque o suporte com os malditos parafusos 18mm (opcional o uso de junta anaeróbica). Agora recoloque também os torx t-40.


    3. Coloque as pastilhas novas no lugar, deve ficar assim:

    freio-pastilha-04.jpg

    Com o sargento, pressione o cilindro para dentro da pinça:

    freio-pastilha-05.jpg

    Agora, o vão disponível é suficiente para o conjunto novo
    Para encaixar a parte móvel, coloque-a no lugar, e comprima os pinos com mola, da parte fixa:

    freio-pastilha-06.jpg

    Agora os furos dos parafusos 13mm se alinharam, e basta colocá-los no lugar.

    Os pinos da parte fixa aonde eles atarracham giram livremente, pode ser que precise fixá-los com uma chave de boca.

    Não sei o tamanho da chave, pois não precisei, girando os parafusos 13mm devagar e sem trancos, os pinos não giram junto.

    freio-pastilha-07.jpg freio-pastilha-08.jpg

    Tudo no lugar, agora é só colocar a roda de volta, e repetir tudo do outro lado.
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