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  • Adicionado em: Out 05 2013 06:13
  • Exibições: 3575
 


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Megane II - Troca de AC Manual por AC Automático

Alteração de Climatização manual para Climatização automática em Megane II

Postado por luisnogueira emOut 05 2013 06:13
Há já algum tempo que fiz esta alteração no meu Megane II. Já vi por aqui algumas perguntas se seria possível e resolvi migrar para aqui o tutorial que postei também no forum português.
 

Para começar dizer que acho que sem dúvida o AC automático tem algumas vantagens em relação ao Manual, é na minha opinião e sem dúvida uma mais valia.
 
Agora por partes. Para começar o material que vamos precisar.
 
3 motores(motor de comutação de frio\calor(2 na imagem), motor de distribuição do ar(3 na imagem) e o motor de reciclagem do ar(4 na imagem)) O motor com o nº 2 e 3 são iguais.
O módulo de potência(1 na imagem) (é diferente do Manual para o Automático)
O módulo de comando
O sensor de temperatura(interior) e humidade(que fica colocado junto ao espelho retrovisor)
O sensor de insolação(5 na imagem)(colocado no tablier)
No meu caso parte da cablagem veio junto com os motores, modulo de comando, etc, pouco foi preciso inventar nessa área.É aconselhavel que consigam esta cablagem e fichas.
Tem de ser trocado também o painel frontal desde as saidas de ventilação até à ficha OBD
Para além disto, depois será preciso condutor, fichas, terminais, e todas essas pequenas coisas.
p11021215550001.jpg
 
Ora o antes.
p21121100480002.jpg
 
Depois a parte de trabalho, primeiro desmontar o material "velho".
Para começar temos de desmontar a consola central para retirar o modulo de comando antigo, não tenho fotografias dessa fase porque o trabalho foi feito sozinho portanto não dava para tudo, mas penso que já toda a gente o sabe fazer, primeiro há que retirar o rádio e respectiva gaveta, depois retirar o painel frontal da consola, retirar a parte de cima onde tem o visor do rádio e depois retirar as saidas de ventilação centrais, já que é muito mais fácil trabalhar com elas fora.
E depois disto, ficará algo como isto...
No caso desta foto foi tirada já com o modulo de comando novo para testes
p12021219380001.jpg
Depois tem de ser retirado o porta luvas, e plástico que fica na lateral da consola central junto ao chão, retirar também todos os plásticos por baixo do volante
p11021214480001.jpg
p11021214470001.jpg
Entretanto quando retirarem os comandos do AC Manual vão ter 3 cabos de aço agarrados a esse módulo, que é o que controla a temperatura, o que faz o controle da entrada de ar exterior e faz a distribuição do ar, vai ser depois preciso ir ao sitio onde esses cabos estão agarrados e retirar o que esses cabos manobram,pois é aí que vão entrar os motores electricos.
 
Este é sem dúvida o mais complicado, se virem está agarrado o tal cabo de aço, esta peça cinzenta vai ter de sair fora e neste mesmo local vai ter de entrar um dos motores(de controle da temperatura), este é dificil porque está metido no meio da estrutura de ferro do tablier.
p11021214470003.jpg
Aqui vê-se o cabo que faz o controlo da reciclagem do ar e no local onde vêm o cabo a passar vai levar o motor de distribuição do ar(vê-se na imagem os três pontos onde vai levar os parafusos)
p12021217400001.jpg
 
Neste local vai ser colocado o motor de reciclagem do ar(vai ser preciso cortar uma tampa(assinalado a vermelho) onde vai encaixar o "veio" que vai fazer girar
p12021217400002.jpg
 
Entretanto tem de ser retirado também o módulo de potência que fica junto ao chão por trás de toda a parafernália da consola central, mesmo ao lado do pedal do acelerador
p11021214470004.jpg
Podem cortar estes dois fios bem rentes ao modulo pois vão precisar de colocar dois terminais ali para ligar ao outro módulo, portanto convem ficar com cabo suficiente(e mesmo assim não é muito)
 
este é o módulo
p12021216070001.jpg
O cabo que aqui se vê pendurado é o que estava ligado ao módulo
p11021214470002.jpg
 
Material velho retirado e colocados os 3 motores no sitio, fica a faltar colocar o sensor no tablier, o sensor do espelho e o módulo de potência, sendo que depois tudo isto terá de ser ligado à UCH.
 
Ora como o meu espelho é um espelho normal, sem sensor de luz, chuva e essas coisas todas tive de inventar um bocado para colocar o sensor que seria colocado na carcaça do espelho, e então foi colocado no suporte que agarra as palas do sol
p11021214480005.jpg
p11021214480004.jpg
p11021215280001.jpg
p11021215290002.jpg
p11021215290001.jpg
p11021215290003.jpg
 
Aqui mais qualquer coisa desmontada para passar a cablagem até às palas do sol para ligar o sensor
p12021216400002.jpg
p12021216400003.jpg
 
Ficaram a faltar as fotos da colocação do sensor do tablier, mas esse não tem nada que saber...
 
O modulo de potência saiu daqui e aqui irá entrar o novo 
p12021216070004.jpg
 
Passando às ligações...
No módulo de potência vamos ter o seguinte, os dois cabos que cortamos do modulo antigo(um vermelho e um preto) e que são os que vêm do motoventilador vão ser ligados nos bornes 3(o vermelho) e 4(o preto) da ficha maior do modulo novo e temos depois a outra ficha que tem 2 bornes. O condutor 1(preto) vai ser ligado a uma massa e o condutor 2(vermelho) vai ser ligado ao amarelo que estava na ficha do modulo velho(é o cabo mais grosso que lá está).
O outro que sai deste módulo é do borne 6 e que vai ligar ao módulo de comando.
 
Depois disto montado passemos às ligações no módulo de comandos
No módulo de comandos existem duas fichas uma branca(eventualmente esta poderá ser preta) e uma azul(podem vê-las na primeira imagem do tópico). A branca é a que tem a cablagem para os motores, módulo de potencia, etc, portanto a que convem que consigam juntamente com toda a cablagem.
Na azul é que vamos precisar de fazer algumas ligações, nesta ficha vamos ter ligações da alimentação, ligações para os sensores e para a UCH
No caso vou colocar aqui o nº de cada um dos pinos da ficha e o que irão lá ligar:
1-Pino 18 da ficha PE2 da UCH
4-Pino 2 do sensor de insolação(tablier)
5-Pino 4 do sensor de temperatura interior(espelho) 
6-Massa(no meu caso fui buscar a massa do modulo do AC Manual)
7-Pino 8 da ficha PE2 da UCH
9-Iluminação(Este foi ligado também no modulo do AC Manual(fio Azul)
10-Corrente depois de contacto(Este foi ligado também no modulo do AC Manual(fio amarelo)
11-Sinal da bateria(Ligado no vermelho do rádio por exemplo)
12-Pino 1 do sensore de insolação e Pino 5 do sensor de temperatura interior
 
As ligações na UCH, no Radio e nos fios do AC Manual foram feitas com ligadores rápidos.
 
Aqui temos os fios azul, preto e amarelo do módulo de comando de AC Manual onde foram ligados os pinos 9, 6 e 7 da ficha azul do módulo de comando de AC Automático.
p12021216400001.jpg
 
Isto foi como andei com o carro durante cerca de 2 semanas porque foi sendo feito aos bocados nos finais de tarde, porque só a medida que fui desmontando e montando é que fui percebendo que faltava ainda uma ou outra coisa e também porque precisava do carro para ir trabalhar todos os dias. Basicamente andava sem porta luvas, com a consola central neste estado, e com os plásticos abaixo do volante todos fora...
p11021213380002.jpg
 
Não esquecer que durante as ligações convém terem a bateria desligada, para não haver azares e para não se porem a queimar fusiveis que depois vos obriguem a retirar a bateria fora(sim, queimei um fusivel daqueles ao pé da bateria)
Importantissimo... Antes de voltarem a montar tudo e a fechar tudo não se esqueçam de testar se os motores estão todos a trabalhar se tudo funciona em condições.
Depois disto é necessário ligar à CLIP para activar o AC automático, enquanto não o fizerem o carro não vai fazer frio.
 
Espero que este meu primeiro DIY possa ser útil, talvez faltem fotos de algumas coisas, mas como disse o trabalho foi feito sozinho o que dificultou a reportagem fotografica, mas se tiverem alguma dúvida ou precisarem de alguma ajuda ou fotografia de algum pormenor digam qualquer coisa que arranja-se. 
Se pensarem em avançar para isto e quiserem, eu tenho um PDF que me arranjaram com isto resumido e imagens melhores, é uma questão de pedirem que mando por mail.
 
E o final de obra

 

  • Rodrigo Japiassú, jrvenerando, Meliante_81 e 1 outro curtiram isso