Pessoal quem tem um Sandero ou logan, já deve ter percebido que a alavanca de cambio desses carros possui um pequeno jogo lateral ou até quando a alavanca é puchada para cima.
Não é nenhuma folga que vai aumentando com o tempo, isso vem desde carros 0 Km, pois já verifiquei isso em modelos 2013 expostos na CCS.
Imagino que seja algum problema ou inconformidade de fabricação ou projeto do conjunto, pois a bucha da alavanca de cambio é bem menor que o "reservatório" que a contem e isso ocasiona uma folga que chega a atrapalhar nas trocas de marcha.
Tenho acompanhado a muito tempo, aqui pelo forum, o blog de um Romeno meio "gambiarrento" rsss, mas que ensina varias coisas interessantes, como nesse video abaixo, aonde ele relata sobre esse problema na alvanca dessses carros e ensina uma solução que traz bastante resultado. Não dá para entender muito o que ele fala mas as imagens são auto explicativas.
Ele utiliza uma bucha de metal para envolver a bucha de borracha da alavanca, que elimina essa pequena folga entra as peças, o cara é meio exagerado com o lubrificante e tal, mas o resultado é bem legal.
Eu fiz exatamente igual em meu sandero e a alavanca ficou bem mais lisa e justinha, deixando realmente os engates mais preciso e justos, sem arranhadas ou engates imcompletos.
Espero que gostem e entendam, realmente me inspirou aqui.